Todos são Bem-vindos ao nosso blog. Nele colocaremos os registros das atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA 20/11

Os negros foram trazidos daÁfrica por volta de 1530. Durante mais de 350 anos, a maior parte do trabalho no Brasil foi realizada por essa mão-de-obra escrava. Além de sustentar a economia, eles ajudaram a enriquecer a nossa cultura. Hoje os afro-brasileiros representam quase metade da população e sua influência está presente na música, na dança, na língua, na culinária, no folclore...

Com tantas contribuições para a cultura do país, os negros passaram a valorizar mais a sua identidade. Para preservar essa história tão importante, há cerca de 30 anos se comemora no dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra. Nessa data, em 1695, ocorreu a morte de Zumbi, o maior líder dos quilombos de Palmares, que representou a mais forte comunidade de escravos fugidos nas Américas, com uma população de mais 30 mil pessoas. Nessas povoações, eles resistiam ao escravismo e lutavam pela liberdade. Palmares durou cerca de 140 anos.


Diretora Marilda de Oliveira Ramos
participou da Palestra referente

a Semana da Consciência Negra
em nossa cidade
na Faculdade da Univille
com o Ministro Edson Santos

da Secretaria da Igualdade.


Um comentário:

Flor de Cheiro disse...

Oie... amanhã começa um novo blog voltado para o artesanato, se quiser conferir entre na página do jornal A Notícia - Joinville/SC (www.an.com.br) e acesse blog > "Baú de Ideias" e fique a vontade para conhecer, participar e dar sugestões.

grande Beijo