É oportuno lembrarmos, no dia em que se comemora o bibliotecário, das palavras do Chefe da Casa Civil do governo Figueiredo, general Golbery. Disse ele: " o único lugar que preservo de todos é a minha biblioteca, pois através das minhas leituras conhecerão os meus segredos". Declaração interessante.
Retrata o sentimento de muitos amantes da leitura, que costumam ser extremamente zelosos com seus livros, chegando mesmo a sentir ciúmes de visitantes inoportunos ou de olhares mais curiosos sobre suas estantes.
Cada exemplar de uma obra é único. O livro que descansa na prateleira da nossa casa nunca será o mesmo que repousa em outro lugar, porque o exemplar da nossa casa habita também o nosso espírito. Representa ainda nossas releituras de discussões nervosas e hesitantes. O bibliotecário, por sua vez, é o profissional que, aos poucos, vai desbravando a alma dos leitores. É ele que coabita com todos os autores, com todas as suas obras e com as expectativas e anseios de todos os leitores.
O bibliotecário é um profissional da informação capacitado a planejar, organizar, gerenciar bibliotecas, centros, serviços e redes de informação e documentação em empresas, bancos, sindicatos, discotecas, editoras, arquivos, museus e outras organizações. Ele é o agente facilitador que trabalha e disponibiliza a informação ao usuário, para que ele possa tomar decisões e produzir conhecimentos.
Nosso papel é sensibilizar a comunidade sobre o efeito revolucionário da informação?. (autor desconhecido).
Parabéns a todos os bibliotecários
( FONTE: http://www.facimp.edu.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário