Sequência Didática
Escola Municipal Governador Heriberto Hülse.
Público alvo - 2° ano
Coordenadora das atividades - Profª - Rosane Вastos Stadelmann
Área de Estudo – Língua Portuguesa
Tema – Produção textual (Reescrita)
Conteúdos Conceituais.
* Reescrita de um texto.
Conteúdos Atitudinais.
* Reescrever texto de memória, relatando as idéias principais do texto;
* Utilizar os sinais de pontuação;
* Empregar a ortografia corretamente.
Conteúdos Procedimentais.
* Relatar o que sabe do assunto em pauta;
* Ouvir com atenção para coletar informações relevantes;
* Identificar características do personagem da história trabalhada;
* Informar-se sobre algumas curiosidades do personagem da história;
* Fazer a leitura individual do texto;
* Compreender o texto através de perguntas e respostas:
* Fazer a leitura coletiva;
* Sistematizar o conhecimento através de trabalhos manuais (dobraduras);
* Contar através do teatro de fantoches a história trabalhada;
* Utilizar as gravuras do texto para fazer a reescrita;
* Reescrever o texto.
Recursos Utilizados.
* Livro: “O caracol” de Mary França e Eliardo França;
* Cartaz com o texto escrito;
* Fantoches criados a partir dos personagens do livro;
* Máquina fotográfica;
* Sala informatizada.
Avaliação.
* Habilidade de localizar no texto as informações relevantes;
* Competência em comunicar através da oralidade o que efetivamente aprendeu;
* Apresentar uma sequência lógica dos fatos através de desenhos, registros, listas, etc.
* Reescrever o texto com coerência utilizando-se dos sinais de pontuação e da ortografia correspondente.
Atividades de Ensino – Aprendizagem.
Aula 1-
* Conhecimento prévio do aluno: Você já viu um caracol? O que você sabe sobre ele?
* Ler para os alunos algumas curiosidades sobre o caracol.
* Mostrar e deixar para os alunos manusearem conchas de caracóis de diferentes formatos.
* Ler o texto “O caracol” de Mary França e Eliardo França.
Aula 2 –
* Entregar o texto digitado para os alunos;
* Fazer a leitura individual;
* Convidar alguns alunos para a leitura coletiva;
* Fazer a compreensão e a interpretação do texto.
Aula 3 –
* Ler para os alunos o texto escrito em cartaz;
* Levar os alunos a identificarem sinais de pontuação. Identificar a fala do personagem,
* Convidar alguns alunos para a leitura coletiva em cartaz;
* Fazer a dobradura do caracol.
Aula 4 –
* Fazer a leitura individual do texto;
* Contar a história através de fantoches com personagens do livro;
* Reescrever o texto em folha ilustrativa na sequência em que acontecem os fatos.
Aula 5 –
* Fazer listas de palavras que terminem com l;
* Reescrever o texto através da digitação.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário